Marketing de relacionamento: a importância do bom atendimento

O marketing de relacionamento é uma das melhores estratégias para um negócio manter-se bem.

Isto porque vale mais a pena um cliente fiel do que sete novos clientes que não voltarão a comprar.

Conquistar um cliente é ter uma fonte de divulgação onde ele for, pois provavelmente irá recomendar a sua empresa e falar do quão bem é tratado.

 

Considerando que muitas pessoas costumam pedir a opinião de terceiros antes de realizar uma compra, é sempre bom ter gente falando bem a respeito da sua empresa!

 

Para que você consiga fazer dos seus clientes embaixadores da sua marca, será preciso construir uma identidade de marca. Ou seja, você fará a sua marca ter uma personalidade.

Como atingir isso? Através do que você fala e faz. Claro que isso não é algo que nasce da noite para o dia, como já falamos, é construído.

 

Fique atento: “Quem é a sua empresa” é tão importante quanto “O que sua empresa vende”.

Hoje, os clientes estão muito atentos à forma como as empresas tratam as pessoas. Como elas respondem, como lidam com as crises, como se posicionam na internet.

Por isso, parta sempre do pressuposto que seu cliente é inteligente e atento.

Alguém que tem a internet inteira para desbravar e descobrir como é o seu modelo de trabalho, se você tem respeito com os seus funcionários, se você prejudica o meio ambiente, se você vai de encontro às leis.

Ou seja, ter um produto não é mais a única coisa que importa. Você precisa ser socialmente responsável. Isso é fundamental para um bom relacionamento.

 

Um bom atendimento: a gente fica onde é bem tratado!

Um ponto muito importante na construção do relacionamento com o cliente é um bom atendimento.

O relacionamento com o cliente precisa estar presente em todos os passos do contato dele com a empresa. No atendimento físico (se houver loja física),  on-line,  por telefone, no site e blog da empresa, nas redes sociais, nos comentários do Google, nas avaliações… Enfim, em tudo.

 

No caso das lojas físicas:

Certifique-se de que toda a sua equipe de colaboradores está bem treinada e capacitada para receber os clientes da melhor forma.

Nas redes sociais:

Garanta que o social media que as gerencia esteja desenvolvendo um bom diálogo com todos que comentam, avaliam e mandam perguntas na página.

No site e/ou no aplicativo:

Mantenha sempre todas as informações importantes em fácil acesso, de modo que a navegação seja prática e direta. Mantenha também o canal de contato atualizado, pois muitos clientes utilizam-no para relatar o que estão precisando ou sanar dúvidas.

 

E em qualquer local que você venda, só ofereça aquilo que o cliente gostaria de comprar. Não adianta tentar “empurrar” produtos goela abaixo, isso é o oposto de uma relação saudável.

Quem nunca passou pela situação de entrar num site de compras, pesquisar por determinado produto ou acessar uma sessão específica, e ao entrar no facebook ver inúmeros anúncios de produtos daquela categoria.

O facebook não lhe direciona qualquer produto, e sim aqueles que provavelmente serão relevantes para você.

Isso se chama anúncio direcionado.

No caso do atendimento físico, o vendedor precisa identificar qual o perfil do cliente, o que ele está observando, que peças mais chamam a sua atenção, e a partir disso oferecer produtos similares.

Caso não tenha na loja o que ele procura, não force. Lembre-se: o que você está buscando é um bom relacionamento.

Nas lojas on-line o método é o mesmo. É possível mapear as tendências de compra a partir do cadastro do cliente, da sua lista de desejos, das sessões mais acessadas, e trabalhar em cima de anúncios direcionados ou e-mail marketing.

Essa é uma das etapas na construção do marketing de relacionamento, que, como já vimos, leva um tempo para ser alicerçado. É como a construção de uma casa.

Você pode continuar a leitura lendo mais sobre a importância de escutar o seu cliente, aqui mesmo no nosso blog. Todo conhecimento é bem-vindo!

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