SEO para aplicativos: como obter um melhor resultado nas buscas - Nucleus

SEO para aplicativos: como obter um melhor resultado nas buscas

Hoje em dia, existe um app de smartphone para quase tudo que você possa imaginar. Por consequência disso, nas app stores do Android e do iOS existem milhões de aplicativos. Então, surge um problema: como fazer o seu app aparecer diante de tantas opções? Para isso, existe o SEO para aplicativos, que permite um melhor resultado nas buscas. Quer saber estratégias para melhorar o posicionamento do seu app? Então confira nossas dicas.

 

Fontes dos acessos ao seu app

SEO significa “Search Engine Optimization”, ou “Otimização para motores de pesquisa”, em português. O conceito é utilizar estratégias que melhorem o posicionamento do seu conteúdo no momento em que o usuário realizar buscas, a fim de ampliar o acesso.

Para apps, o conceito é bem parecido: facilitar o acesso do usuário ao seu aplicativo através das buscas. Contudo, existem muitas diferenças na aplicação destas técnicas. Até a sigla muda: ASO – App Store Optimization.

É preciso também levar em conta que há leves diferenças entre a app store do Android (Google) e a loja de aplicativos do iOS (Apple). Na Play Store do Android, o foco do criador do app deve ser oferecer uma descrição completa, clara, natural e informativa. No iOS, o foco pode se direcionar sobre palavras-chave que ajudam a indexar os aplicativos.

Além das buscas, boa parte dos acessos e downloads de seu app podem vir do site da sua empresa e de indicações de amigos. São visualizações minoritárias, mas que podem ser consideradas no planejamento de sua estratégia.

Vale a pena investir em um aplicativo? 

 

Melhorando o posicionamento

Ranking On-Metadata

Estes são dos dados que você pode controlar. O título é o mais importante: precisa ser sucinto, poucas palavras, porém atrativo, com clareza sobre a proposta do app e que tenha uma palavra-chave forte inclusa.

A descrição do app também é importante. Apresente o conceito de forma clara nas primeiras frases, para que seu cliente abra o que está depois do “leia mais”. A incidência de palavras-chave relevantes pode ser verificada através de ferramentas como Google Trends e semelhantes.

Use imagens de qualidade na página de seu app. Por isso, assegure-se de ter screenshots com boa definição e um ícone com design de qualidade e bom gosto. Isso tudo amplia suas buscas e aumenta o número de downloads, melhorando a visibilidade nas pesquisas.

 

Ranking Off-Metadata

Esses dados não têm a ver diretamente com a publicação do app, mas sobre as reações e feedbacks que recebe ou com a integração entre seu aplicativo e outros espaços da internet.

À medida que os usuários baixam seu aplicativo, é importante que eles deixem notas e avaliações. Por isso é comum que os apps que você usa peçam, literalmente, para você avaliá-los.

Portanto, é importante saber que as avaliações e notas melhoram a relevância do app na Store. A construção de links a partir de outros sites (link buildings que guiam o usuário ao aplicativo) também pode ser efetiva na melhora do posicionamento.

 

Com essas dicas que elencamos aqui, você certamente irá melhorar o posicionamento do seu aplicativo nas lojas Play Store e App Store. Também temos outros conteúdos aqui no nosso blog que podem te interessar. Nesse artigo, por exemplo, discutimos as diferenças entre aplicativos nativos e híbridos. Que tal dar uma olhada?

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