Marketing de relacionamento: valorize os clientes fiéis.
Faz parte do marketing de relacionamento reconhecer qual é o público principal e investir nele.
Uma das principais vantagens em conhecer os seus clientes é saber qual a taxa de fidelidade. Ou seja, quantos deles voltam a comprar com você, acompanham as novidades e etc.
Assim, os seus investimentos podem ser direcionados.
Se, por exemplo, 20% dos seus clientes são responsáveis por mais de 70% do seu faturamento, foque neles, pois são a principal fonte de renda.
Adote uma metodologia sutil e amigável de demonstrar que eles são especiais para a sua empresa.
Você precisará fugir do senso comum e pensar em estratégias personalizadas.
Você pode desenvolver um programa de fidelidade, que oferece vantagens exclusivas baseadas nas compras já realizadas anteriormente:
Antecipe produtos unicamente para este grupo. Eles gostarão de sentir que são especiais.
Antes de lançar o produto ou serviço oficialmente nas suas lojas, sejam elas físicas ou on-line, envie para os seus melhores clientes uma peça ou amostra. Algumas marcas já fazem isso com perfis de digitais influencers… Mas enviar diretamente para o cliente causa um impacto positivo. Ele reconhecerá que a sua empresa de fato quer cativá-lo.
Dê descontos.
Mas tenha cuidado! Saiba o quanto a sua empresa tem condições de oferecer descontos. Comunique-se sempre com o setor financeiro para ver a possibilidade.
Desenvolva produtos e/ou serviços apenas para eles.
Sugerimos que seja algo que não dê muito trabalho, afinal você precisa focar no seu produto principal.
Esteja sempre atento ao histórico de compra do cliente.
Notifique-o quando o produto chegar novamente ao estoque ou quando entrar em promoção.
Pergunte-o sobre a experiência com o produto/serviço.
Mantenha a comunicação com seu cliente mesmo após a compra ter sido finalizada.
O dia do aniversário é um ótimo momento para agradar o cliente.
O aniversário é um dia em que recebemos felicitações das pessoas que amamos. Essa é uma ótima oportunidade de demonstrar para o seu cliente que você lembra dele!
Enfim, demonstre para esse grupo que eles recebem uma atenção especial.
Caso de sucesso: Pão de açúcar
O Grupo Pão de Açúcar investiu no desenvolvimento de um aplicativo que direciona ofertas exclusivas para os clientes baseadas nas compras já feitas por eles.
O aplicativo “Meu Desconto” considera as compras habituais do clientes, aumentando a chance do cliente se interessar pela oferta, e do mercantil promover ofertas que de fato serão aproveitadas.
“A cada 15 dias, o cliente recebe ofertas sob medida, que levam em conta o que ele já consumiu e o que pode vir a consumir, dado seu perfil de compra. Para ter acesso ao preço promocional, ele precisa apenas ativar a oferta no aplicativo e fornecer seu CPF ao passar no caixa. Nos primeiros 30 dias, o app teve 1,4 milhão de downloads, e 400 mil novos clientes se cadastraram nos programas de fidelidade, um aumento de 3,2% na base.”
Fonte: http://braziljournal.com/pao-de-acucar-descobre-um-tesouro-nos-algoritmos
Então… ainda restam dúvidas sobre a eficácia dessa estratégia?
Para fechar com chave de ouro o ciclo do marketing de relacionamento, ofereça soluções através de conteúdos relevantes.
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Qualquer dúvida, estamos à sua disposição.