Marketing de relacionamento: entendendo o que significa.

 

O que você imagina ao ouvir: “Marketing de Relacionamento”?

A palavra marketing é muito associada, no conhecimento popular, à descrença no discurso de alguém, como se o que a pessoa estivesse falando fosse invalidado por ser apenas “uma justificativa puramente baseada no interesse”.

Por exemplo, quando um eleitor se decepciona com o político que recebeu seu voto, pode vir a comentar com um amigo:

 

“- Todas aquelas promessas eram puro marketing.”

 

Isto porque essa expressão acabou sendo vulgarizada, destoando do seu verdadeiro sentido.

Claro que o marketing está sim relacionado à promoção de algo ou alguém… Só que nós não podemos olhar para ele como algo negativo.

Até porque o marketing existe para ajudar as empresas a se manterem. 

Infelizmente, para fins políticos, o marketing está muito associado ao discurso por conta da estratégia de convencimento através de promessas. Se elas não vierem a ser cumpridas, isso demonstra descompromisso por parte de quem prometeu.

Portanto, esqueça essa ideia de que o marketing serve para ludibriar as pessoas, convencendo-as com mentira.

Se você é um empreendedor e acredita na sua ideia, você convencerá as pessoas de que sua empresa tem algo de bom para oferecer a elas.

Trabalhe com a verdade e você verá um exército de clientes defendendo o seu produto/serviço ao invés de boicotá-lo.

Agora que esclarecemos esse ponto, vamos ver as seguintes definições de Marketing e Relacionamento segundo o dicionário Michaelis:

marketing

[ˈmaːrkətɪŋ]

  1. Conjunto de recursos estratégicos e conhecimento especializado, que contribuem para o planejamento, lançamento, e aspectos essenciais para a sustentação de um produto no mercado.
  2. Conjunto de estratégias que têm como objetivo influenciar o público, fortalecendo a ideia, a marca, a instituição, o produto, a embalagem, os pontos de venda etc.

relacionamento

  1. Ato ou efeito de relacionar(-se).
  2. Relação de amizade.
  3. Capacidade de interagir bem com as pessoas.

*fonte http://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/

Percebe que em nenhum momento foram citados aspectos negativos? Isto porque o marketing de relacionamento, ao contrário do possa parecer, não é uma maneira desonrosa de conquistar as pessoas.

É uma estratégia para conseguir clientes reais, ou seja, pessoas que não compram apenas o seu produto, mas também a sua ideia, o estilo de vida que você promove, sua visão de mundo, suas crenças e valores:

Pessoas que compram porque realmente gostam da sua marca e falam bem dela aonde estiverem. Divulgam por saber a natureza do produto e da sua empresa, por terem confiança no que você vende e também no que você faz.

Esses clientes não apenas voltam a comprar com você, como convencem outras pessoas de que essa é a melhor opção.

Porém, como em todo relacionamento, é preciso dedicação para manter o respeito, a confiança e a paixão em dias.

Pense que você precisa reconquistá-los sempre, como se a qualquer momento estivesse a um passo de perdê-los. E com tantas novas marcas à disposição, você está mesmo!

Pensando nisso, elaboramos algumas dicas para que você entenda melhor sobre o Marketing de Relacionamento. Assim, você poderá começar a aplicá-lo na sua empresa.

Você pode começar lendo um pouco sobre a importância de um bom atendimento. Essas e outras dicas irão ajudá-lo a dar os primeiros passos no seu relacionamento com o cliente.

Desejamos uma boa leitura, e estamos à disposição para tirar dúvidas!

Receba nosso conteúdo em primeira mão assinando a newsletter: