Marketing de relacionamento: entendendo o que significa.

O que você imagina ao ouvir: “Marketing de Relacionamento”?
A palavra marketing é muito associada, no conhecimento popular, à descrença no discurso de alguém, como se o que a pessoa estivesse falando fosse invalidado por ser apenas “uma justificativa puramente baseada no interesse”.
Por exemplo, quando um eleitor se decepciona com o político que recebeu seu voto, pode vir a comentar com um amigo:

“- Todas aquelas promessas eram puro marketing.”
Isto porque essa expressão acabou sendo vulgarizada, destoando do seu verdadeiro sentido.
Claro que o marketing está sim relacionado à promoção de algo ou alguém… Só que nós não podemos olhar para ele como algo negativo.
Até porque o marketing existe para ajudar as empresas a se manterem.
Infelizmente, para fins políticos, o marketing está muito associado ao discurso por conta da estratégia de convencimento através de promessas. Se elas não vierem a ser cumpridas, isso demonstra descompromisso por parte de quem prometeu.
Portanto, esqueça essa ideia de que o marketing serve para ludibriar as pessoas, convencendo-as com mentira.
Se você é um empreendedor e acredita na sua ideia, você convencerá as pessoas de que sua empresa tem algo de bom para oferecer a elas.
Trabalhe com a verdade e você verá um exército de clientes defendendo o seu produto/serviço ao invés de boicotá-lo.
Agora que esclarecemos esse ponto, vamos ver as seguintes definições de Marketing e Relacionamento segundo o dicionário Michaelis:
marketing
[ˈmaːrkətɪŋ]
- Conjunto de recursos estratégicos e conhecimento especializado, que contribuem para o planejamento, lançamento, e aspectos essenciais para a sustentação de um produto no mercado.
- Conjunto de estratégias que têm como objetivo influenciar o público, fortalecendo a ideia, a marca, a instituição, o produto, a embalagem, os pontos de venda etc.
relacionamento
- Ato ou efeito de relacionar(-se).
- Relação de amizade.
- Capacidade de interagir bem com as pessoas.
*fonte http://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/
Percebe que em nenhum momento foram citados aspectos negativos? Isto porque o marketing de relacionamento, ao contrário do possa parecer, não é uma maneira desonrosa de conquistar as pessoas.
É uma estratégia para conseguir clientes reais, ou seja, pessoas que não compram apenas o seu produto, mas também a sua ideia, o estilo de vida que você promove, sua visão de mundo, suas crenças e valores:
Pessoas que compram porque realmente gostam da sua marca e falam bem dela aonde estiverem. Divulgam por saber a natureza do produto e da sua empresa, por terem confiança no que você vende e também no que você faz.
Esses clientes não apenas voltam a comprar com você, como convencem outras pessoas de que essa é a melhor opção.
Porém, como em todo relacionamento, é preciso dedicação para manter o respeito, a confiança e a paixão em dias.
Pense que você precisa reconquistá-los sempre, como se a qualquer momento estivesse a um passo de perdê-los. E com tantas novas marcas à disposição, você está mesmo!
Pensando nisso, elaboramos algumas dicas para que você entenda melhor sobre o Marketing de Relacionamento. Assim, você poderá começar a aplicá-lo na sua empresa.
Você pode começar lendo um pouco sobre a importância de um bom atendimento. Essas e outras dicas irão ajudá-lo a dar os primeiros passos no seu relacionamento com o cliente.
Desejamos uma boa leitura, e estamos à disposição para tirar dúvidas!